segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Procedimento Angiografia Cerebral


A angiografia (literalmente significa "vaso sanguíneo imagem ') é a técnica de imagens que produz imagens cristalinas de circulação do sangue através das artérias, veias, vasos sanguíneos minúsculos, bem como as câmaras do coração. Foi inventado em 1927 por um neurofisiologista Português Egas Moniz para criar imagens de raios-x de contraste de tumores cancerígenos, bloqueios cerebrais e bloqueios veia. Isto ajudou no tratamento de muitas desordens neurológicas e doenças cardíacas. Para esta invenção extraordinária que salvou milhões de vidas, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel em 1949.

Procedimento Angiografia

Cada parte do corpo necessita de oxigénio que é fornecido pela circulação sanguínea. Se este fluxo de sangue começa a ficar bloqueada devido a uma obstrução no vaso sanguíneo, que órgão aquém de oxigénio, o que causa problemas. Derrames cerebrais, ataques cardíacos e outros problemas são causados ​​por bloqueios tais das artérias. O tratamento eficaz para este problema é remover o bloqueio através de cirurgia. Por que precisamos de uma técnica que poderia identificar o bloqueio. É aí que vem dentro angiografia Ao identificar o bloqueio, a cirurgia muito especificamente orientadas podem ser realizadas e danos desnecessários para outras partes é impedida.

O paciente é colocado sob uma máquina de imagem de raios-X que varre o corpo com a energia elevada de raios-X. Em primeiro lugar, um cateter, um tubo de ultra-fino de plástico é inserida na rede particular arterial a ser trabalhada, dependendo da área do corpo a ser trabalhada. Este cateter é então lentamente empurrado para a frente através de uma artéria, até que se atinja o ponto de geração de imagens.

Uma vez que a ponta do cateter está no lugar um tipo especial de um corante é injectado que é opaca à radiação de raios X, que está, ele absorve a radiação. O material corante é um composto de iodo iónico ou não iónico que é facilmente solúvel no sangue e não tem efeitos secundários importantes sobre o corpo. Os pacientes precisam ser verificados para reações alérgicas ao material corante antes de ir adiante com o processo. Os spreads de corante na rede arterial e da imagem de raios-X começa a produzir imagens da densa rede de artérias como todas as outras partes, exceto os ossos e corante são transparentes. Por uma técnica chamada de angiografia por subtração digital (DSA), todas as imagens ósseas, bem como imagens de outros órgãos são "subtraídos" e apenas a imagem corante de contraste é visto. A técnica DSA requer que os órgãos específicos permanecem ainda, o que não é possível no caso de angiografia coronária, mas perfeitamente possível no caso de angiografia cerebral.

A angiografia cerebral

O médico pode pedir a um paciente a passar por angiografia cerebral se suspeitar de uma deformidade nas artérias do paciente, um aneurisma, que é abaulamento das artérias, afinamento das artérias no cérebro ou vasculite que é a aniquilação de artérias e veias. A única maneira que ele pode fazer um diagnóstico correto é através de uma angiografia cerebral ou cerebral. Este procedimento é mais eficaz na detecção de coágulos sanguíneos no cérebro, que pode ser uma causa de acidente vascular cerebral.

Para angiografia cerebral o cateter é geralmente inserida através da virilha após um anestésico local é administrado eo paciente é sedado para o relaxamento. O paciente é aconselhado a não comer nada 12 horas antes do procedimento. A cabeça é amarrada firmemente para que o movimento não impeça a imagem. O desempenho do coração é observado por um ECG (electrocardiograma) durante todo o procedimento. Em seguida, o cateter é injectado e lentamente passados ​​através das artérias no estômago para o pescoço e, finalmente, posicionado para a entrada do material corante no cérebro. O material corante é inserida no cérebro e as imagens de raios-X são gerados com uma taxa de frame de 2 - 3 por segundo. Radiologistas especializados apenas operar este procedimento. Lentamente, cada parte da rede de artéria cerebral aparece como linhas pretas sobre um fundo branco.

Uma vez que o procedimento de imagiologia é terminado o cateter é retirado lentamente do corpo. O ponto em que o cateter foi inserido é pressurizado para parar a hemorragia. A perna não pode ser movido e tem de ser mantida direita para até 12 horas após o procedimento é concluído. Os pacientes são geralmente mantidos em observação por algum tempo para verificar se há reações anormais.

Complicações Angiograma

Por vezes, o corante pode fluir para fora dos vasos sanguíneos. Isto indica que há uma hemorragia interna em que uma parte. O corante pode ficar bloqueada em uma veia o que indica que existe um bloqueio importante na área. Uma artéria deslocada pode ser uma indicação de tumor cerebral. É preciso olhar um médico treinado e experiente para detectar a anomalia de uma determinada imagem.

O cérebro é a parte mais delicada do corpo e cirurgia de qualquer parte deve ser realizada absolutamente cuidadosamente. Um erro eo paciente perde uma função do corpo como o cérebro é o centro de controle. Neste cenário angiografia cerebral é muito importante, quando o cirurgião sabe exatamente onde a anomalia vaso sanguíneo encontra-se, ele pode planejar e executar a cirurgia com danos mínimos.

A angiografia cerebral é o "olho errante" do neurologista que aumentou o sucesso de cirurgias cerebrais e salvou milhões de vidas no mundo acabou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário