segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Em conformidade com a maioria


Quando fazemos parte de um grupo, podemos às vezes nos encontramos em minoria sobre algumas perspectivas. Este é um fato da vida e todos nós estamos acostumados. Se decidirmos que a maioria é uma fonte de informação muito mais confiável do que nós, podemos mudar nossa mente e podemos apresentar para a opinião da maioria. Mas imagine que você está em uma situação em que você tem certeza absoluta de que sua opinião é a certa eo resto do grupo adere à opinião incorreta. Você daria à pressão social e obedecer? Este é o tipo de conformação que Solomon Asch, psicólogo bem conhecido, decidido investigar de uma série de estudos clássicos.

No procedimento padrão Asch ", um participante voluntário foi localizado em uma mesa com mais 7 pessoas, que eram todos cúmplices do experimentador. Um cartaz com 3 linhas verticais de diferentes medidas foi apresentado ao grupo e foi solicitado para decidir qual linha tem o mesmo comprimento que a linha apresentada em outro cartaz. Cada indivíduo anunciou sua decisão, um por um, eo participante voluntário foi penúltimo. A decisão correta era mais do que óbvio e na maioria das vezes todos deram a resposta certa. Mas em algum situação anterior estabelecido, os cúmplices foram instruídos a oferecer a mesma resposta errada. Com isto, Asch observado o nível de conformação que poderia obter a partir dos participantes.

Os resultados foram surpreendentes. Mesmo que a resposta correta era o tempo todo o óbvio, o participante conforme a opinião geral mal do terceiro grupo uma parte do tempo, cerca de 75% dos participantes conformado pelo menos uma vez. Mais, o grupo não tem de ser grande, a fim de produzir tal conformação um. Quando Asch modificado o número do grupo 3-16, observou que um grupo contendo 3 ou 4 cúmplices foi tão eficiente em produzir os mesmos resultados que um grupo de 16.

Por que não o atributo óbvio da resposta correta garantem apoio à independência do participante contra a maioria? Por que não é a confiança de uma pessoa em sua capacidade de uma força contra a conformação? De acordo com uma forma de argumentação, exatamente o caráter óbvio da resposta correta é a que traz fortes forças de conformação.

Opiniões diferentes na vida real geralmente implicam julgamentos difíceis ou subjetiva. Por exemplo, estamos submetidos a escolher entre a política econômica ou entre duas pinturas. Nestes casos, esperamos que de tempos em tempos a ter opiniões diferentes e sabemos que ser uma minoria em um determinado assunto é algo plausível, mesmo que seja desconfortável. Mas a situação de experimento o Asch "é muito mais extremo. Aqui, o participante é confrontado com discordância unânime sobre um fato físico simples. Imagine o que significa ter uma opinião diferente do que a maioria em tais condições. À maneira como os acórdãos do grupo parece inexplicável para o participante, da mesma forma que ele pode pensar que o grupo se sente sobre o seu. Os membros do grupo irá certamente considerá-lo incompetente. Da mesma forma, se o participante tem repetidamente uma opinião diferente, isso apareceria como uma forma de expressar diretamente uma dúvida sobre a competência dos membros do grupo. Essa coisa que precisa de coragem extrema, quando as capacidades de auto-perceptivas são súbita e inexplicavelmente colocado sob um ponto de interrogação. O medo de "o que eles pensam sobre mim?" e "o que eles acham que eu penso sobre eles?" inibe a opinião diferente e gera uma força poderosa de conformação. Um dos achados mais importantes deste experimento é que a pressão para se conformar é menos potente quando o grupo não é unânime. Se apenas um cúmplice destaca da maioria, conformação diminui de 32% das vezes, para 6%. Surpreendentemente, o não-conformista não tem para oferecer a resposta correta!

Em conclusão, todos nós sabemos que somos diferentes e, como resultado disto, nós temos opiniões diferentes. Isso acontece com frequência na vida de cada dia e isso não nos incomoda muito. O que é interessante observar a partir do experimento realizado por Solomon Asch é que quando nos encontramos em uma situação em que nossa opinião é a única diferente de um grupo unânime, caímos sob a pressão e nos conformamos com a maioria em torno de 32% das situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário